Esse é o dilema do momento para quem tem sempre um dinheiro sobrando todo mês e está cansado do baixo rendimento da poupança. Ainda mais agora para quem tem mais de 50 mil reais em poupança será cobrado imposto de renda.
Espera-se uma valorização de 25 a 50% nas ações da bolsa para o ano de 2010. O investimento em imóveis comprados ainda na planta podem ter uma valorização de até 70%. Deve-se considerar que em média um edifício leva cerca de 2 anos para ser entregue. E na bolsa pode-se conseguir um rendimento ainda maior no prazo de 1 ano, desde que o investidor tenha uma certa experiência, tenha o apoio de uma corretora e porque não, uma ajudinha do mercado. O fato é que, a longo prazo, investir na bolsa de valores sempre dará lucro. Comprar imóveis também é certeza de lucro desde que o imóvel seja bem localizado e/ou que esteja em uma área de crescente valorização (como chamam as construtoras).
Já que foi feita uma introdução desses 2 tipos de investimento, os que considero bastante promissores para 2010, vamos falar um a um detalhadamente. Claro que trataremos o assunto para investidores de primeira viagem.
Há 2 anos (estou indo para o terceiro ano seguido) participo de um simulador de investimentos na bolsa de valores, chamado FolhaInvest, uma parceria da Bovespa com a Folha de São Paulo. Sugiro para os menos apressados que ganhem experiência dessa forma. Não estou ganhando nada divulgando o nome de empresas, quero ser apenas objetivo. Este simulador não contém todas as empresas que lançaram suas ações na bolsa, mas sim as mais importantes, as quais formam o índice da bolsa. Você recebe uma quantia em ações para começar e realiza operações de compra e venda da mesma forma como acontece na bolsa real. No meu primeiro ano fui péssimo e cometi vários erros de principiante, mesmo assim obtive lucro. Meu segundo ano foi ótimo, tive mais de 50% de lucro.
Para quem não quer perder tempo e aproveitar o grande momento da economia brasileira, os ótimos desempenhos das grandes empresas brasileiras, as fusões e fortalecimento das médias e grandes empresas, dentre outros, sugiro procurar uma corretora. Primeiro que sem ter uma corretora você não pode investir na bolsa. Não é como tirar carteira de motorista que você tem a opção de se virar sozinho com a burocracia e economizar com os serviços prestados pelos despachantes. As corretoras são as empresas credenciadas pela bolsa para servir de intermédio com o comprador ou vendedor. Sugiro uma corretora que ofereça serviços de apoio. Estes serviços tem um preço, mas não os considero elevados tendo em consideração a quantidade de suporte que é oferecido para os principiantes ou até mesmo para quem não tem tempo de ficar observando atentamente o mercado. Existem corretoras que simplismente fazem a compra e a venda para você. Existem outras que lhe mantém informado de tudo o que acontece no mercado e não deixa você se afundar em um mal negócio anunciado. Uma corretora que oferece suporte total ao cliente é a XPInvestimentos, uma corretora relativamente nova, mas já se destaca entre as demais corretoras. Não tenho investimentos lá ainda, mas pretendo ter em breve. E uma nota importante!! Não é preciso muito dinheiro pra começar. Comece com 100 reais ou até menos.
Agora vamos falar do outro investimento promissor: imóveis. Atualmente tem o programa do governo chamado "Minha Casa, Minha Vida" que dá subsídio de até 23 mil reais na compra da primeira casa própria para famílias de baixa renda. Infelizmente, com o aparecimento deste programa o valor médio dos imóveis subiu. Apesar disso, o programa é bastante vantajoso para quem quer comprar sua primeira casa própria.
Por exemplo, pague 150 reais por mês durante os 2 anos de construção do imóvel. Após entregue o imóvel que você começará a pagar por volta de 400 a 600 reais que seria a prestação de um aluguel. Isso se você quiser morar na casa. Senão, venda o imóvel com lucro certo. Pois um imóvel comprado na planta sempre é mais barato que um imóvel "pronto para morar". Desta forma, você receberá o valor do imóvel à vista de seu comprador, pagará o restante do valor do imóvel que está financiado pela Caixa, quitando sua dívida e sobra um valor considerável de lucro.
Enfim, me estendi um pouco neste assunto e portanto finalizo por aqui e espero tratar mais sobre este assunto em nossos comentários. Abraços e até a próxima.
domingo, 24 de janeiro de 2010
sábado, 23 de janeiro de 2010
Apresentação do Blog
Bom dia caros leitores. Hoje inicia-se este espaço bastante eclético onde serão tratados temas de bastante interesse para aqueles que buscam opiniões sobre formação de carreira, tecnologia, negócios, etc. Inclusive é aberto o espaço ao leitor sugerir temas para discussão.
E porquê abrir um espaço para tratar de tudo um pouco e não um tema específico? Não busco ser um guru de tribos ou ser um blogueiro de referência formador de opiniões. Não me considero um especialista em nenhum assunto específico, por isso a proposta inicial do blog é começar abordando temas que sejam de bastante interesse, que sejam aplicáveis no cotidiano das pessoas, que instiguem-nas a agirem.
Bem leitores, esta é a primeira apresentação do blog e não vou ficar especulando o que virá. Espero que cada dia seja uma bela surpresa para cada tipo de leitor. Espero-lhes amanhã para verificar o primeiro assunto a ser abordado.
E porquê abrir um espaço para tratar de tudo um pouco e não um tema específico? Não busco ser um guru de tribos ou ser um blogueiro de referência formador de opiniões. Não me considero um especialista em nenhum assunto específico, por isso a proposta inicial do blog é começar abordando temas que sejam de bastante interesse, que sejam aplicáveis no cotidiano das pessoas, que instiguem-nas a agirem.
Bem leitores, esta é a primeira apresentação do blog e não vou ficar especulando o que virá. Espero que cada dia seja uma bela surpresa para cada tipo de leitor. Espero-lhes amanhã para verificar o primeiro assunto a ser abordado.
Assinar:
Postagens (Atom)
