Esse é o dilema do momento para quem tem sempre um dinheiro sobrando todo mês e está cansado do baixo rendimento da poupança. Ainda mais agora para quem tem mais de 50 mil reais em poupança será cobrado imposto de renda.
Espera-se uma valorização de 25 a 50% nas ações da bolsa para o ano de 2010. O investimento em imóveis comprados ainda na planta podem ter uma valorização de até 70%. Deve-se considerar que em média um edifício leva cerca de 2 anos para ser entregue. E na bolsa pode-se conseguir um rendimento ainda maior no prazo de 1 ano, desde que o investidor tenha uma certa experiência, tenha o apoio de uma corretora e porque não, uma ajudinha do mercado. O fato é que, a longo prazo, investir na bolsa de valores sempre dará lucro. Comprar imóveis também é certeza de lucro desde que o imóvel seja bem localizado e/ou que esteja em uma área de crescente valorização (como chamam as construtoras).
Já que foi feita uma introdução desses 2 tipos de investimento, os que considero bastante promissores para 2010, vamos falar um a um detalhadamente. Claro que trataremos o assunto para investidores de primeira viagem.
Há 2 anos (estou indo para o terceiro ano seguido) participo de um simulador de investimentos na bolsa de valores, chamado FolhaInvest, uma parceria da Bovespa com a Folha de São Paulo. Sugiro para os menos apressados que ganhem experiência dessa forma. Não estou ganhando nada divulgando o nome de empresas, quero ser apenas objetivo. Este simulador não contém todas as empresas que lançaram suas ações na bolsa, mas sim as mais importantes, as quais formam o índice da bolsa. Você recebe uma quantia em ações para começar e realiza operações de compra e venda da mesma forma como acontece na bolsa real. No meu primeiro ano fui péssimo e cometi vários erros de principiante, mesmo assim obtive lucro. Meu segundo ano foi ótimo, tive mais de 50% de lucro.
Para quem não quer perder tempo e aproveitar o grande momento da economia brasileira, os ótimos desempenhos das grandes empresas brasileiras, as fusões e fortalecimento das médias e grandes empresas, dentre outros, sugiro procurar uma corretora. Primeiro que sem ter uma corretora você não pode investir na bolsa. Não é como tirar carteira de motorista que você tem a opção de se virar sozinho com a burocracia e economizar com os serviços prestados pelos despachantes. As corretoras são as empresas credenciadas pela bolsa para servir de intermédio com o comprador ou vendedor. Sugiro uma corretora que ofereça serviços de apoio. Estes serviços tem um preço, mas não os considero elevados tendo em consideração a quantidade de suporte que é oferecido para os principiantes ou até mesmo para quem não tem tempo de ficar observando atentamente o mercado. Existem corretoras que simplismente fazem a compra e a venda para você. Existem outras que lhe mantém informado de tudo o que acontece no mercado e não deixa você se afundar em um mal negócio anunciado. Uma corretora que oferece suporte total ao cliente é a XPInvestimentos, uma corretora relativamente nova, mas já se destaca entre as demais corretoras. Não tenho investimentos lá ainda, mas pretendo ter em breve. E uma nota importante!! Não é preciso muito dinheiro pra começar. Comece com 100 reais ou até menos.
Agora vamos falar do outro investimento promissor: imóveis. Atualmente tem o programa do governo chamado "Minha Casa, Minha Vida" que dá subsídio de até 23 mil reais na compra da primeira casa própria para famílias de baixa renda. Infelizmente, com o aparecimento deste programa o valor médio dos imóveis subiu. Apesar disso, o programa é bastante vantajoso para quem quer comprar sua primeira casa própria.
Por exemplo, pague 150 reais por mês durante os 2 anos de construção do imóvel. Após entregue o imóvel que você começará a pagar por volta de 400 a 600 reais que seria a prestação de um aluguel. Isso se você quiser morar na casa. Senão, venda o imóvel com lucro certo. Pois um imóvel comprado na planta sempre é mais barato que um imóvel "pronto para morar". Desta forma, você receberá o valor do imóvel à vista de seu comprador, pagará o restante do valor do imóvel que está financiado pela Caixa, quitando sua dívida e sobra um valor considerável de lucro.
Enfim, me estendi um pouco neste assunto e portanto finalizo por aqui e espero tratar mais sobre este assunto em nossos comentários. Abraços e até a próxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário